28 de fevereiro de 2011

Pesquisa no/do cotidiano das escolas - sobre redes de saberes - Inês Barbosa de Oliveira

A pesquisa no/do cotidiano de nossas escolas e secretarias de educação tem nos ensinado muitas coisas sobre as práticas dos sujeitos da escola, tão pouco ouvidos no universo do saber científico dominante, que se permite negligenciá-los com base na idéia de que esses saberes, que tecem essas práticas e, a partir delas, novos saberes, não sendo científicos, não precisam ser ouvidos pelos cientistas e pesquisadores. Para desenvolver esses trabalhos, como uso de metodologias de origem sociológica comuns em trabalhos sobre currículo são trançadas outras de origem nos campos histórico, antropológico, etnográfico, comunicacional, psicológico, etnológico etc., pois compreende-se que o estudo desses espaços/tempos exigem a incorporação da sua complexidade, em todos os seus processos. Parte-se, portanto, da idéia da necessidade de um trabalho que desenvolva métodos e metodologias complexos.
Reupado

24 de fevereiro de 2011

Ciência e Senso Comum - José Wellington de Araujo

A relação entre ciência e senso comum remete à questão da divulgação do conhecimento científico para um público além daquele estritamente especializado. A opinião generalizada entre os especializados reduz essa questão a uma mera vulgarização de um conhecimento genuíno, mas o problema pode ser bem mais complexo.
A discussão que se segue apresenta indagações referentes às interações de campos disciplinares como o das ciências da saúde (principalmente a epidemiologia), a pedagogia, a comunicação e as ciências sociais; e destas com o senso comum. Isso requer uma abordagem panorâmica (rápida) da relação da ciência com a sociedade contemporânea, bem como do próprio senso comum.
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22 de fevereiro de 2011

Como Escolher Um Bom Problema Científico - Uri Alon


A escolha de bons problemas é essencial para ser um bom cientista. Mas o que é um bom problema, e como você escolher um? O assunto geralmente não é discutida abertamente dentro da nossa profissão. Os cientistas são esperados ser inteligente o suficiente para descobrir isso por conta própria e através da observação de seus professores. Esta falta de discussão explícita deixa um vácuo que pode levar a abordagens, tais como problemas de escolha que pode dar resultados que merecem publicação em periódicos avaliados, resultando em um trabalho significativo.

18 de fevereiro de 2011

A Sociedade Aberta e Seus Inimigos - Karl Popper

Com A Sociedade Aberta e Seus Inimigos, Popper notabilizou-se igualmente como pensador político. Sua proposta fundamental consiste em aplicar, à organização social, o mesmo método que desenvolveu em relação à ciência. Se o crescimento desta depende da derrota do dogmatismo, também a democracia não pode sobreviver à existência de verdades irrefutáveis. A sociedade aberta é uma conquista da civilização, corresponde ao sistema concebido e praticado pelo homem maduro, que recusa ser tratado como criança pelo Estado, aceita todas as suas responsabilidades – entre as quais inclui não apenas direitos mas também deveres –, reconhece a impossibilidade do paraíso terrestre e desdenha das utopias socialistas.
Arquivo reupado
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16 de fevereiro de 2011

A utilização de referenciais teóricos na prática docente - Andrea Rapoport

A teoria que sustenta a prática docente tem sido alvo de muitos estudos. A grande maioria das pesquisas procura investigar o referencial teórico subjacente ao trabalho do professor. No entanto, este trabalho procura ir mais além e investigar a real fundamentação dos profissionais da educação. Para isso foram entrevistados 34 professores, com o intuito de descobrir não só o referencial que dizem utilizar, mas a real aplicação prática da teoria que professam. Foi investigado, ainda, como os docentes realizam o processo de avaliação de seus alunos. Os resultados obtidos indicam que os professores se valem de verdadeiros “jargões” para sustentar sua atuação, que quando investigada mais a fundo, demonstra basear-se no senso comum.
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14 de fevereiro de 2011

A Arte de Pensar - Rodrigo Angelo Tomazi

Lógica e sua Aplicabilidade Geral
Lógica, de maneira geral, consiste em ser a arte de pensar corretamente, isto é, nem sempre raciocinamos da maneira correta, às vezes tomamos uma decisão ao invés de outra, agimos diversas vezes de maneira ilógica. Mas por que isso acontece? Se todo ser humano normal tem o dom de raciocinar, como pode cometer equívocos lógicos? É verdade que problemas externos tais como: estresse, pressa, ou até mesmo comodismo, contribuem para isso, mas na verdade o que falta mesmo é pensar tranqüilamente, pacientemente e principalmente corretamente, e é neste ponto que encontramos a lógica como, “uma ciência que estuda as leis e critérios de validade que regem o pensamento e a demonstração, ou seja, ciências dos princípios formais do raciocínio”. [Manzano]
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11 de fevereiro de 2011

Karl Popper

"O conhecimento não é a procura da certeza. Errar é humano - todo o conhecimento humano é falível e, consequentemente, incerto. Daí decorre que devemos estabelecer uma distinção rigorosa entre a verdade e certeza. Afirmar que errar é humano significa que devemos lutar permanentemente contra o erro, e também que não podemos nunca ter a certeza de que, mesmo assim, não cometemos nenhum erro."

Karl Popper

9 de fevereiro de 2011

Da pseudociência Paranóica à Ciência da Paranóia - Luís Fernando Barnetche Barth

Antes mesmo de ter acesso às memórias do presidente Schreber, Freud buscava explicar metapsicologicamente a paranóia. Desenvolvido de forma ensaística, os autores deste artigo mostram como Schreber ofereceu seu conhecimento paranóico à ciência e como Freud teve de lidar com a paranóia no seio da comunidade psicanalítica, como atesta sua correspondência pessoal, lutando para não sucumbir, a exemplo de Fliess e Ferenczi, à tentação de uma teoria sexual delirante.
Arquivo Reupado

7 de fevereiro de 2011

As Idéias de Popper - Bryan Magee ( novo link )

Esta obra é uma pungente crítica das filosofias do determinismo histórico, particularmente o marxismo. Embora pertencente à corrente da filosofia da ciência conhecida como positivismo lógico, Popper fará a melhor crítica do empirismo de Hume desde Kant, observando que mesmo a verificação empírica pressupõe uma teoria, uma vez que há de se definir o que se verificar. Como sua teoria do conhecimento encara a ciência como um processo crítico de resolução de problemas, Popper irá defender radicalmente as organizações sociais que facilitem a livre proposição crítica, o que denomina a sociedade aberta. E até por que mais racional e menos dispendiosa para os cidadãos pagadores de impostos que teriam das autoridades a pronta admissão e correção dos erros de suas políticas públicas. Download

5 de fevereiro de 2011

A História da Loucura - Michel Foucault *

Uma das ideias defendidas por Michel Foucault é que a loucura não é uma entidade fixa mas sim tão construída social e politicamente como medicamente.É de realçar a importância deste modo de pensar a doença mental num período em que se medica o que antes se considerava problemas não médicos e relacionados com stress. Além de relacionar o desenvolvimento das instituições ligadas ao poder público as práticas médicas e a nova visão que se lança sobre o homem.
(arquivo reupado)

1 de fevereiro de 2011

O Xadrez na Idade Média - Luiz Jean Lauand

A imaginação medieval soube encontrar no xadrez não só o fascínio pela engenhosidade das manobras e problemas (muitos deles autênti¬cos desafios para o enxadrista de hoje), mas também uma base para alegoricamente descrever e criticar a sociedade da época. O Xadrez na Idade Média apresenta ao leitor contemporâneo estudos introdutórios e textos, como o Libro del Acedrex de D. Alfonso o Sábio - o primeiro tratado clássico escrito no Ocidente -, que permitem uma melhor compreensão da sociedade medieval como também na história de al¬gumas das idéias fundamentais dos problemas de xadrez.
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