31 de agosto de 2016

Carl Sagan - Bilhões e Bilhões *

'Bilhões e bilhões' traz dezenove artigos dedicados a temas variados. Une-os o fio da racionalidade no exame das coisas do mundo. Sagan fala sobre a possibilidade de haver vida em Marte, sobre o aquecimento global e sobre sua impressionante luta contra a doença que acabou por vencê-lo. O tema que une os artigos reunidos em 'Bilhões e bilhões' é a vida e a morte - do planeta, do Universo, do ser humano coletivo e individual.

16 de agosto de 2016

Carl Sagan - Variedades da Experiência Científica

Numa série de palestras proferidas em 1985, o astrofísico Carl Sagan discute a existência de Deus, expõe suas esperanças de encontrar vida inteligente em outros planetas e manifesta o desejo de que a religião seja usada para melhorar a vida do ser humano. Mais de vinte anos antes do atual movimento ateísta, o astrofísico Carl Sagan questionava a visão tradicionalde Deus num tom bem-humorado, de sólidas bases científicas, nas Palestras Gifford, promovidas pela Universidade de Glasgow em 1985 para discutir a “teologia natural”. A relevância do tema na atualidade, marcada pelo extremismo religioso de todos os matizes, fez com que sua viúva e colaboradora Ann Druyan recuperasse as transcrições perdidas das conferências e as transformasse no livro Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus.

9 de agosto de 2016

Dan O Brien - Introdução à Teoria do Conhecimento

Introdução à Teoria do Conhecimento é mais um volume da coleção Filosofia Aberta, da Gradiva, focado em questões epistemológicas: o que é  conhecimento? Que tipos de conhecimento podemos dizer que existem? Como podem ser justificadas as nossas crenças? Como ter garantias de que o mundo é realmente existente? O que é o Ceticismo?
Trata-se de um livro muito interessante para quem quer saber mais sobre a problemática do conhecimento, escrito numa linguagem acessível a todos, sem descurar o rigor filosófico.