31 de maio de 2011

Introdução ao Projeto de Pesquisa Ciêntífica - Franz Victor Rudio *

Este trabalho se destina aos principiantes, isto é, aos que estão se iniciando no estudo de métodos e técnicas de pesquisa científica, E seu objetivo é servir de roteiro para ajudar os alunos a acompanharem as explicações e outras orientações dadas pelo professor.
O nosso intuito é apresentar, de maneira simples, as noções básicas necessárias a elaboração de um projeto de pesquisa. Faremos continuamente indicações de como se executar uma pesquisa; entretanto este procedimento tem apenas a função de mostrar como se prepara um projeto. Talvez devêssemos ainda acrescentar: o meio mais eficaz ir alguém realizar uma boa pesquisa é elaborar um bom projeto da mesma.
Download (novo link)

30 de maio de 2011

Lógica e Algebra de Boole - Jacob Daghlian

O livro resultou de intensa pesquisa e da experiência de magistério do autor. Por isso, sua forma agradável de apresentar o conteúdo programático: em vez de uma abordagem orientada para o conhecimento da matemática pura, abstrata, o autor optou pela apresentação de um sistema algébrico que representou importante passo no desenvolvimento da eletrônica, computação, pneumática e outras aplicações que envolvem até a Pesquisa Operacional.

24 de maio de 2011

Ciência com consciência - Edgar Morin

O autor aponta problemas éticos e morais da ciência contemporânea, cujos múltiplos e prodigiosos poderes de manipulação, nascidos das tecnociências, têm imposto ao cientista, ao cidadão e à humanidade inteira o problema do controle político das descobertas científicas, e a necessidade epistemológica de um novo paradigma que rompa os limites do determinismo e da simplificação, e incorpore o acaso, a probabilidade e a incerteza como parâmetros necessários à compreensão da realidade.
Download

21 de maio de 2011

As Maravilhas da Matemática - Malba Tahan

Pretendemos oferecer uma coletânea bem variada de pequenos trechos sobre os mil e um temas curiosos, vivos e interessantes, que repontam no campo imensurável da Ciência e que vão reflorir, com as sete cores da fantasia, no prodigioso jardim da Matemática.O leitor que abrir este livro — professor, estudante ou curioso — vai encontrar em suas páginas não teorias mirabolantes ou integrais rebarbativas, mas pequenos episódios, dados históricos, problemas pitorescos, definições estranhas, curvas patológicas, direta ou indiretamente relacionadas com a Matemática.
Download

18 de maio de 2011

A Metodologia de Pesquisa cientifica nas series iniciais do Ensino Fundamental - Cristiana Aparecida

A aplicação da metodologia de pesquisa científica em sala de aula implica em problematizar o conhecimento, o que suscita a organização e a sistematização do que foi estudado e do que foi aprendido. Estudar é realmente, um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica, sistemática. Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a... A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada diante do mundo, da realidade, da existência. Uma atitude de adentramento com a qual se vá alcançando a razão de ser dos fatos cada vez mais lucidamente (Freire:1982).

16 de maio de 2011

O Cérebro De Broca - Carl Sagan *

Desde que existem seres humanos que nos pomos questões mais profundas e fundamentais, ou seja, as que evocam surpresa e estimulam pelo menos a nossa consciência trémula e pouco experiente. Essas questões são as que se prendem com a origem da consciência, a vida no nosso planeta, o princípio da Terra, a formação do Sol, a possibilidade da existência de seres pensantes algures para lá das profundezas do céu; e ainda - e esta é a maior pergunta de todas - a que diz respeito ao advento, à natureza e ao destino último do universo. Até há muito pouco tempo, na história da humanidade, estes temas eram do pelouro exclusivo dos filósofos e dos poetas, dos impostores e dos teólogos.Mas hoje, como resultado de um conhecimento dolorosamente extraído da natureza e através de observações e experiências, estamos habilitados a dar, pelo menos, respostas preliminares a muitas destas perguntas
Download

9 de maio de 2011

Pedagogia :Diálogo e Conflito - Moacir Gadotti

Demos esse título porque, para além da pseudo-neutralidade da pedagogia tradicional e da astúcia da pedagogia liberal, buscávamos mostrar como o diálogo e o conflito se articulam como estratégia do oprimido. Sustentamos que o diálogo se dá entre iguais e diferentes, nunca entre antagônicos. Entre esses, no máximo pode haver um pacto. Entre esses há é o conflito, de natureza contrária ao conflito existente entre iguais e diferentes
Download

2 de maio de 2011

Darwin e a evolução em 90 minutos - Paul Strathern *

A ideia de evolução parece-nos hoje tão evidente que é difícil imaginar como o mundo surgiu sem ela. Darwin teve o mesmo destino de Freud, que disse: "Espero que algum dia perguntem: o que havia de tão especial nesse tal de Freud? Tudo o que ele disse era tão óbvio. " Por outro lado (mais uma vez como Freud), quando as idéias de Darwin são examinadas em profundidade, podem parecer totalmente não-científicas ou até mesmo sem sentido. Em última análise, "sobrevivência do mais forte" não significa senão "sobrevivência do que sobrevive".