14 de dezembro de 2015

Construir as competências desde a escola - Philippe Perrenoud *

São múltiplos os significados da noção de competência. Eu a definirei aqui como sendo uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. Para enfrentar uma situação da melhor maneira possível, deve-se, via de regra, pôr em ação e em sinergia vários recursos cognitivos complementares, entre os quais estão os conhecimentos. No sentido comum da expressão, estes são representações da realidade, que construímos e armazenamos ao sabor de nossa experiência e de nossa formação. Quase toda ação mobiliza alguns conhecimentos, algumas vezes elementares e esparsos, outras vezes complexos e organizados em redes. Assim é, por exemplo, que conhecimentos bastante profundos são necessários para: Analisar um texto e reconstituir as intenções do autor; Traduzir de uma língua para outra; Argumentar com a finalidade de convencer alguém cético ou um oponente; Construir uma hipótese e verificá-la; Identificar, enunciar e resolver um problema científico; Detectar uma falha no raciocínio de um interlocutor; negociar e conduzir um projeto coletivo.

7 de dezembro de 2015

Fundamentos de Matematica.Elementar Vol. 07 Geometria Analitica - Gelson Iezzi *

Este volume trata sobre os assuntos referentes à Geometria Analítica. O volume é composto por teoria e exercícios de aplicação, testes de vestibulares atualizados, selecionados criteriosamente e ordenados por grau de dificuldade, acompanhados das respostas correspondentes. Há ainda uma série de artigos sobre história da Matemática relacionada aos temas abordados.

6 de dezembro de 2015

Historia da vida privada 2 - Da Europa Feudal a Renascença - George Duby *

Tratando do período que se estende do ano mil até a Renascença, a obra traça em linguagem acessível um vívido painel de instituições e costumes de fundamental importância para a compreensão do surgimento do homem moderno. Recorrendo a documentos diversos, como cartas, memórias, obras literárias, contratos e à cultura material, os autores realizam um verdadeiro trabalho arqueológico em torno do ainda obscuro domínio da vida privada ao longo destes cinco séculos na Europa

30 de novembro de 2015

Gelson Iezzi - Fundamentos de Matemática Elementar Vol. 08 Limites Derivadas e Noções de Integral *

Fundamentos de Matemática Elementar' é uma coleção consagrada ao longo dos anos por oferecer ao estudante o mais completo conteúdo de Matemática elementar. Este volume apresenta os seguintes tópicos: limites, derivadas e noções de integral. O volume é composto por teoria e exercícios de aplicação, testes de vestibulares atualizados, selecionados criteriosamente e ordenados por grau de dificuldade, acompanhados das respostas correspondentes. Há ainda uma série de artigos sobre história da Matemática relacionada aos temas abordados.

27 de novembro de 2015

Mito, Emblemas, Sinais - Carlo Ginzburg *

Freud, Sherlock Holmes, o crítico de arte Morelli: partindo desses nomes, Carlo Ginzburg constrói o paradigma de um "saber indiciário", um método de conhecimento cuja força está na observação do pormenor revelador, mais do que na dedução. Nessa coletânea, Ginzburg aplica o método a temas aparentemente díspares: a história da cultura popular, a teoria e a história da arte, a psicanálise, a influência da ideologia nazista em alguns dos mestres da historiografia moderna.

23 de novembro de 2015

Dicionario de Lógica - Leônidas Hegenberg *

Desde 2002 Hegenberg e Ferreira têm publicados textos voltados para a complementação e para a formação filosófica neste país. No dicionário encontramos um cuidado com os termos relevantes e também a procura pela explicação dos significados, o que implica em um aprofundamento lingüístico, filosófico, matemático. Lógicas aristotélica, medieval, moderna, não-clássicas, matemática e lógica estão relacionadas nesta obra com cerca de 350 páginas. 

22 de novembro de 2015

O Valor da Ciência - Henri Poincaré *

O Valor da Ciência dá seguimento e aperfeiçoa as idéias fundamentais esboçadas em A Ciência e a Hipótese. Na primeira parte do livro, Poincaré discute a psicologia da invenção matemática, ressaltando a necessária interação da análise lógica e da intuição. Depois, num de seus ensaios precursores da relatividade, discute que convenções estão presentes na medida do tempo, demonstrando que não há simultaneidade absoluta. 

17 de novembro de 2015

Vigiar e Punir - Michel Foucault *

Surveiller et Punir: Naissance de la prison
Um sistema penal deve ser concebido como um instrumento para gerir diferencialmente as ilegalidades, não para suprimi-las todas.
O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma economia dos direitos suspensos.
Download

14 de novembro de 2015

Imposturas Intelectuais - Alan Sokal *

Em 'Imposturas intelectuais', Sokal se junta a Jean Bricmont para reunir e analisar uma série de textos que ilustram as mistificações físico-matemáticas perpetradas por Jacques Lacan, Julia Kristeva, Luce Irigaray, Bruno Latour, Jean Braudillard, Gilles Deleuze e Paul Virilio.

Download

9 de novembro de 2015

A Arte de Pesquisar - Mirian Goldenberg *

O objetivo principal deste livro é ensinar o "olhar científico" e mostrar que a pesquisa não se reduz a certos procedimentos metodológicos. A pesquisa científica exige criatividade, disciplina, organização e modéstia, baseando-se no confronto permanente entre o possível e o impossível, entre o conhecimento e a ignorância. Nenhuma pesquisa é totalmente controlável, com início, meio e fim previsíveis. A pesquisa é um processo em que é impossível prever todas as etapas. O pesquisador está sempre em estado de tensão porque sabe que seu conhecimento é parcial e limitado — o "possível" para ele▪

6 de novembro de 2015

Historia da Vida Privada - Do Imperio Romano ao Ano Mil - Georges Duby *

Extensa e detalhada análise do cotidiano ao longo da História universal. Uma obra enciclopédica que, por sua abrangência, seriedade e funcionalidade, tornou-se um best-seller tanto junto ao público leigo como ao especializado. Prefaciado pelo historiador francês Georges Duby, que dirige a coleção ao lado de Philippe Ariès, este primeiro volume cobre um período de cerca de oito séculos, do declínio do Império Romano à Alta Idade Média ocidental e à Bizâncio dos séculos X e XI.O livro reúne ensaios que examinam a vida cotidiana de cidadãos e escravos, senhores e servos sua sexualidade, o casamento, a família, as diversas formas de moradia, as atitudes religiosas e as práticas funerárias, compondo um quadro dos comportamentos individuais e sociais no período abordado.
(arquivo reupado)
Download

3 de novembro de 2015

Educação Cientifica - Quanto Mais cedo melhor - Issac Roitman *

É fundamental para que a sociedade possa compreender a importância da ciência no cotidiano. Ela também representa o primeiro degrau da formação de recursos humanos para as atividades de pesquisa científica e tecnológica. O documento “Declaração sobre Ciência e o Uso do Conhecimento Científico” (Unesco/Budapeste/1999), afirma também: “A educação científica, no sentido amplo, sem discriminação e englobando todos os níveis e modalidades, é um pré-requisito fundamental para a democracia e para assegurar-se o desenvolvimento sustentável”. “Os professores de ciências de todos os níveis e as pessoas envolvidas na educação científica informal devem ter acesso a uma constante atualização dos seus conhecimentos, para maximizar a sua atuação nas atividades educacionais.

27 de outubro de 2015

As Crianças Mais Inteligentes do Mundo – e Como Elas Chegaram Lá - Amanda Ripley *

As crianças mais inteligentes do mundo é uma das principais investigações jornalísticas feitas nas últimas décadas a respeito da educação escolar. Impressionada com os resultados medíocres dos Estados Unidos no teste mundial de Pisa, que avalia o desempenho dos alunos em matemática, ciências e leitura, a jornalista Amanda Ripley, da revista Time, decidiu descobrir por que alguns países tinham obtido notas superiores às da nação mais rica do mundo.

24 de outubro de 2015

Os Reis Taumaturgos : O caráter sobrenatural do poder régio França e Inglaterra - Marc Bloch *


Ao ser lançado, em 1924, Os reis taumaturgos abriu perspectivas novas para a história, sendo uma das primeiras obras do que hoje se conhece como a Escola dos Annales, o movimento historiográfico mais bem-sucedido de nosso século. O autor, Marc Bloch, um jovem professor em Estrasburgo - e que dali a vinte anos seria fuzilado pelos nazistas -, dispunha-se, em suas palavras, a fazer história com matéria até então tida por mera anedota. No caso, algo que se costumava relegar ao elenco das curiosidades ou superstições: a crença, bem difundida na Europa durante mais de meio milênio, de que os reis de França e Inglaterra tinham o poder miraculoso de curar, com seu toque, uma afecção da pele, as escrófulas. Do século XII até o XVIII, mas sobretudo no tempo de Luís XIV - isto é, em pleno século do racionalismo -, essa fé no "milagre do rei" tinha sido determinante na concepção da realeza. Assim, o que Bloch propõe é que, para estudar as monarquias medievais e do Antigo Regime, não bastam os tratados sobre o bom governo, nem as teorias do direito divino e do absolutismo, mas se deve considerar também aquilo que a modernidade desprezou como mera crença ou fábula. O historiador deve valer-se de outras ciências humanas, como a psicologia, para sair do jogo entre os objetos tradicionalmente ditos sérios, as instituições e teorias, introduzindo como fator estratégico as crenças, que afinal de contas são o que responde pelo sucesso dos poderes e doutrinas no plano da recepção, isto é, em política, no plano da obediência. Com Os reis taumaturgos nasce, então, a história das mentalidades, mas também um novo modo de pensar a história política: se um poder não depende só das razões que dá para se justificar, mas igualmente das dimensões mais obscuras, quase míticas, em que adquire obediência e apoio, o exame das crenças passadas constitui uma via privilegiada para compreender a realeza, nos tempos em que ela frequentava o sagrado.

Completo em Pdf Pesquisável

Download

23 de outubro de 2015

O Estruturalismo - Jean Piaget *

O livro “Estruturalismo” de Jean Piaget aborda o referido conteúdo como sistema de transformações que comporta leis enquanto sistema, que se opõe às propriedades dos elementos, mas que conserva e enriquece as transformações, ou seja, que compreende caracteres da totalidade, transformações e autorregulação.

19 de outubro de 2015

Karl Mannheim - Ideologia e Utopia *

Na sua obra “Ideologia e Utopia”, Mannheim afirma que todo o pensamento (ou conhecimento) é socialmente determinado e que a missão da sociologia do conhecimento consiste em estabelecer as ligações entre os diferentes tipos de pensamento e a estrutura social. Para Mannheim, a mediação entre o conhecimento e a sociedade (o problema da mediação, magnificamente formulado por Jean-Paul Sartre em “Questões de Método” e aplicado com maestria nas suas análises das obras de Baudelaire, Jean Genet e Flaubert) não é o indivíduo ou o homem em geral, mas o grupo de homens empenhados em atividades sociais coletivas.
O livro esta em português.

15 de outubro de 2015

João Francisco Lisboa - Cronica do Brasil colonial - trecho *

Em relação aos índios a dominação portuguesa foi uma série nunca interrompida de hesitações e contradições até o ministério do marquês de Pombal. Decretava-se hoje o cativeiro sem restrições, amanhã a liberdade absoluta, depois um meio termo entre os dois extremos. Promulgava-se, revogava-se, transigia-se, ao sabor das paixões e interesses em voga, e quando enfim se supunham as ideias assentadas por uma vez, reco­meçava-se com novo ardor a teia interminável.

11 de outubro de 2015

François Dosse - A História em Migalhas *

Olhando não apenas para as macro-estruturas ou seguindo metodologias tradicionais, o objeto histórico se despedaça em historia do cotidiano, das minorias ou de grupos tradicionalmente invisíveis como crianças, mulheres, ou ainda objetos e coisas. A História esta em migalhas. Lembrando que para ler .epub no computador é interessante usar o Sumatra

9 de outubro de 2015

Michael Oakeshott - Aprendizagem e Ensino *

O autor discorre sobre as caracteristicas da aprendizagem, como ela acontece. Apontando concepçoes do que é um aluno e como o ensino é pensado, alem de refletir sobre o papel do professor como contraparte no processo de ensino aprendizagem. O ato de ensinar carrega em si a obrigação de passar para os alunos a herança cultural da sociedade em que ambos estao inseridos.


5 de outubro de 2015

Metodologia de Pesquisa para ciência da computação - Raul Sidnei Wazlawick *

O seu texto é direto e não tem a aridez comum aos livros de  metodologia  científica,  tendo  uma  fluidez  prazerosa que  faz com  que  o  leitor  deseje  lê-lo  como  muito  mais  do  que  uma obrigação. Em uma era em que recebemos alunos que não têm o  hábito  da  leitura,  este  é  um  bônus  que  aumenta  o valor intrínseco desta obra.

Download

28 de setembro de 2015

Revista Cálculo - Edição 49

Existe mesmo o acaso? A matéria de capa trata do conceito de pseudo aleatoriedade, ou seja as coisas parecem aleatórias na verdade não seriam aleatórias. Por exemplo, ao arremessarmos uma moeda o resultado cara ou coroa pode parecer totalmente aleatório, mas se soubéssemos com precisão onde aplicamos a força que a arremessa e com que intensidade poderíamos calcular sua altura, quantas voltas daria no ar e consequentemente qual face seria visível.  Esse raciocinio pode ser aplicado a praticamente todo evento. Daí a pergunta
Existe mesmo o Acaso?

14 de setembro de 2015

Revista Pátio - Fracasso Escolar *

Nessa matéria a revista trata do tema fracasso escolar, definindo o tema e propondo estratégias para superar o fracasso, com varias abordagens levando em consideração aspectos sociais e psicológicos e psicopedagógicos.

Download

28 de março de 2015

Historia dos Indios no Brasil - Arqueologia Amazônica - Manuela Carneiro *

História dos Índios no Brasil' é resultado dos trabalhos do Núcleo de História Indígena da USP e foi organizado por Manuela Carneiro da Cunha. A obra reúne 27 colaboradores, entre especialistas brasileiros e do exterior, que atuam em diferentes áreas de pesquisa, como antropologia, história, arqueologia e lingüística. A coletânea oferece ao grande público a oportunidade de ter acesso às principais questões ligadas à presença dos povos indígenas no Brasil, como, por exemplo, as novas teorias sobre a origem do homem americano. História dos Índios no Brasil dá grande importância à iconografia, trazendo documentos pouco conhecidos e inéditos, além de mapas ilustrativos e vinhetas alusivas à cultura material dos povos indígenas destacados nos estudos. 

3 de fevereiro de 2015

Metodologia de Pesquisa Guia Prático - Fabiana da Silva Kauark *

Este trabalho não tem a pretensão de abranger todas as questões envolvidas em Metodologia Científica. Trata-se, tão somente, de um fundamento primo para consultas por parte dos alunos dos cursos de formação acadêmica ou no exercício da profissão, portanto formação continuada, que precisam utilizar os princípios e procedimentos da área de Metodologia da Pesquisa Científica (METEC).
Download

31 de janeiro de 2015

Direitos Humanos no Brasil : a longa trajetoria em busca da cidadania - Zilda Gricoli Iokoi *

É muito difícil referir-se a Direitos e desta reflexão obterem-se unidades de pensamento ou mesmo acordo entre os diagnósticos e as ausências. Assim como os diferentes campos do conhecimento, o Direito também segue múltiplas abordagens e ideologias, tornando sempre muito complicada  a  ação  dos  operadores  do  direito  nas  sociedades contemporâneas, quando o debate ideológico quase desapareceu tanto nas organizações da sociedade civil como da sociedade política

25 de janeiro de 2015

Democratização do Ensino : Vicissitudes da ideia no ensino paulista - Jose Mario Pires Azanha *

Analisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória,a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação  pedagógica dos  Ginásios Vocacionais.  Constata  que,  nos  dois  primeiros; casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que,  no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica.

23 de janeiro de 2015

Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto - John W. Creswell *

O livro Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto, de John W. Creswell, editado pela coleção Métodos de Pesquisa, aborda a estrutura para o projeto, os elementos de investigação, as alegações de conhecimento, alternativas, estratégias, técnicas de pesquisa, revisão da literatura, estratégias de redação e considerações éticas, a declaração do objetivo, as questões e hipóteses da pesquisa, o uso da teoria, as definições, as limitações, os métodos quantitativos, os procedimentos qualitativos e os procedimentos de métodos mistos. Trata-se de um livro que tem auxiliado alunos e pesquisadores na preparação do plano para trabalhos de conclusão de curso (TCC), bem como para dissertações de mestrado e teses de doutoramento, além de orientar na produção de artigos para publicações científicas e acadêmicas▪
Download

19 de janeiro de 2015

Pesquisa no Mundo Real - David E. Gray *

O livro conduz o leitor do início ao fim do processo de pesquisa. Ajuda o leitor a compreender os muitos meios pelos quais é possível coletar, validar e interpretar dados. Entre os tópicos abordados estão: como selecionar projetos e questões de pesquisa adequadas; como decidir sobre quais são as estratégias mais eficazes para o desenho de pesquisa; e como escolher e implementar métodos de coleta de dados. O autor lança mão de recursos como atividades e “dicas quentes” ao longo dos capítulos que visam auxiliar os leitores em seus projetos de pesquisa▪

18 de janeiro de 2015

A logica do descobrimento Matematico - Imre Lakatos *

Imre Lakatos foi um dos principais nomes da filosofia da ciência no século XX. O seu nome está geralmente associado ao termo “programa de pesquisa”, expressão usada por Lakatos com intuito de explicar o desenvolvimento da ciência empírica. Da crítica ao positivismo emerge uma nova abordagem racionalista da ciência que se caracteriza pela preocupação em confrontar o trabalho do filósofo com a História da Ciência, sendo Lakatos o primeiro que colocou o problema de modo elaborado▪

Download

17 de janeiro de 2015

Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Dissertação - Edna Lucia da Silva *

Pesquisar é um trabalho que envolve um planejamento análogo ao de um cozinheiro. Ao preparar um prato, o cozinheiro precisa saber o que ele quer fazer, obter os ingredientes, assegurar-se de que possui os utensílios necessários e cumprir as etapas requeridas no processo. Um prato será saboroso na medida do envolvimento do cozinheiro com o ato de cozinhar e de suas habilidades técnicas na cozinha. O sucesso de uma pesquisa também dependerá do procedimento seguido, do seu envolvimento com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa▪
Download

15 de janeiro de 2015

Arqueologia - Pedro Paulo Funari *

O estrondoso sucesso dos filmes de Indiana Jones ajudou a consolidar a idéia do arqueólogo como um romântico aventureiro. Este livro mostra que, descontada a magia típica do cinema, tal imagem popular tem mesmo um fundo de verdade. Mais do que simplesmente "cavar buracos" para descobrir objetos antigos, a Arqueologia é uma ciência com métodos próprios que desenvolve sobretudo a capacidade de "ler" o que nos dizem os vestígios encontrados. O autor revela em linguagem acessível como agem e pensam os arqueólogos e quais os caminhos para quem quer se tornar arqueólogo no Brasil. Demonstra que essa é uma profissão que exige certo esforço físico e disponibilidade diante dos desafios do desconhecido - dois ingredientes indispensáveis, afinal, a toda grande aventura▪

11 de janeiro de 2015

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo - Max Weber *

A Ética Protestante e o 'Espírito' do Capitalismo' é para a sociologia o que 'A Origem das Espécies', de Darwin, é para a biologia, ou 'A Interpretação dos Sonhos', de Freud, para a psicanálise: um livro inaugural, um marco ao qual sempre convém retornar. Publicado pela primeira vez em 1904-05 e ampliado pouco antes da morte do autor, em 1920, este ensaio instaurou uma nova maneira de compreender o capitalismo - com cultura. Num texto breve e de escrita límpida, Max Weber identificou a gênese da cultura capitalista moderna nos fundamentos da moral puritana. O método exemplar e o rigor da análise que se vêem no livro fizeram de Weber um dos três grandes pilares da sociologia moderna, ao lado de Émile Durkheim e Karl Marx. 

10 de janeiro de 2015

O Grande Massacre de Gatos - Robert Darnton *

Por que, na década de 1730, aprendizes de uma gráfica em Paris julgaram e depois enforcaram todos os gatos da vizinhança que puderam capturar? Ou por que, na versão de Chapeuzinho Vermelho do século XVIII, o lobo mau come a menininha no final da história? O que o morador anônimo da cidade de Montpelier tinha em mente quando fez um dossiê exaustivo sobre todas as atividades dos habitantes de sua cidade natal? Em uma série de ensaios primorosamente redigidos, Darnton descerra as estranhas e maravilhosas visões de mundo das pessoas que povoavam as cidades, aldeias e campos da França durante o Iluminismo.
Download

9 de janeiro de 2015

Eletricidade Basica - Milton Gussow *

Cobre os fundamentos da eletricidade e os circuitos elétricos corrente contínua e corrente alternada, geradores, motores e transformadores. Apresenta explicações e soluções complementadas por diagramas. Características especiais do livro: utilização do sistema internacional de unidades (SI); utilização contínua dos números das equações de referência, o que permite saber a fonte das equações utilizadas; formas simplificadas para a solução de problemas sobre enrolamentos de transformadores trifásicos, ressonância em série e paralela, formas de onda de circuitos RL e RC etc. Inclui também 247 problemas resolvidos e 379 problemas propostos. O PDF é pesquisável.

3 de janeiro de 2015

As Leis do Caos - Ilya Prigogine *

A palavra caos, desde a Bíblia, é relacionada a tudo aquilo que é instável, desordenado e imprevisível. Prêmio Nobel de Química de 1977, o autor questiona esse conceito. Ao associá-lo a noções de probabilidade e de irreversibilidade, trabalha com descrições estatísticas que reconsideram o conceito de caos, gerando uma nova coerência, que permite o desenvolvimento de uma teoria quântica em que a aparente desordem na relação entre a natureza e o tempo não anuncia o Apocalipse. 
Ah, o arquivo é pdf pesquisável