31 de dezembro de 2013

Pedagogia - Diálogo e Conflito - Moacir Gadotti


Três educadores, respondem a perguntas que todos se fazem sobre a evolução da educação brasileira. As respostas brotam do debate e da experiência vivida em sala de aula, no confronto político e pedagógico e no grito do povo manifestado no movimento de massa.

28 de setembro de 2013

A Arte de Argumentar - Anthony Weston *

Este pequeno livro ensina a escrever e a avaliar textos argumentativos que se distinguem dos textos meramente expositivos. Os argumentos são um elemento imprescindível na descoberta da verdade. Qual é a verdade acerca da eutanásia? Deve ser tolerada, ou não? Quer se defenda uma coisa ou outra, é preciso mostrar que temos razão. E isso faz-se através de argumentos. Em matéria de argumentos não vale tudo o mesmo, e não valem sobretudo os maus argumentos — ainda que convençam o auditório por serem sofisticamente apresentados como bons. Por mais que quem nos dá o troco do jornal da manhã tenha muita habilidade para nos enganar, há um padrão aritmético objetivo que nos mostra se o troco que recebemos é ou não justo. O mesmo acontece com os argumentos.
Download

28 de agosto de 2013

O Problema com Deus - Bart D. Ehrman


 No Livro " O Problema com Deus - As respostas que a Bíblia não dá ao sofrimento, o autor Bart Ehrman analisa o problema do mal e como diversos pensadores ao longo da historia  respondem a esse problema e em especial como os textos bíblicos abordam essa questão. O autor procura mostrar que essas respostas podem ser insatisfatórias.
Download

14 de abril de 2013

O Universo e o Dr. Einstein - Lincoln Barnett

Quem já tenha tentado apresentar, sob forma de vulgarização, um assunto científico de natureza um tanto abstrata, sabe das grandes dificuldades que tal emprêsa oferece. Ou, escondendo o âmago do problema e só oferecendo aspectos superficiais ou vagas noticias, consegue o autor ser inteligível, iludmdo dêsse modo ao leitor, pela impressão enganosa em que fica de haver compreendido; ou então apresenta um resumo técnico do problema, que obstará ao leitor não especializado o seguimento da exposição, desanimando de continuar na leitura.

O livro de Lincoln Barnett representa valiosa contribuição à literatura científica popular. As idéias principais da teoria do relatividade acham-se aqui realmente muito bem expostas. Além disso, o livro caracteriza de modo lúcido o estado atual de nossos conhecimentos na física.

17 de janeiro de 2013

Seis Graus de Separacao - Duncan J. Watts

Neste notável livro, Duncan Watts, um dos principais arquitetos da ciência de redes, também conhecida como teoria de networks, fornece ao leitor explicações com base científica a respeito da dinâmica de redes de computação, economias, epidemias e outras networks relacionadas à vida cotidiana de cada um de nós.
Apesar do crescimento populacional, cada indivíduo, devido à dinâmica das redes, pode estar apenas a "seis graus de separação" (six degrees) de qualquer outra pessoa no planeta. Mesmo reconhecendo de que se é estranho à maioria dos indivíduos nos elos mais distantes, o entendimento das novas descobertas do funcionamento de networks oferece valiosos insights de como influenciar tal dinâmica.

3 de janeiro de 2013

A lógica das ciências sociais - Karl Popper

O texto faz parte de um simpósio do qual participou Adorno. Popper apresenta duas teses opostas sobre o alcance do conhecimento. Uma diz que conhecemos muito, a outra diz que somos ignorantes. Mas elas se opõe só na aparência. Para explicar melhor, Popper desdobra isso em mais teses. A teoria do conhecimento deve ser lida com o aparente paradoxo apresentado por estas duas teses.
Popper defende a lógica dedutiva em contraposição à indutiva. Se uma premissa é verdade, a conclusão que se segue necessariamente também é. Uma proposição é verdadeira, porém se corresponde aos fatos. Aqui observamos que uma conclusão acerca dos fatos parte quase sempre de um juízo dedutivo. Se deduzo que o “peixe X nada”, isso advém de um primeiro juízo indutivo que diz “todos os peixes nadam”, já que não é possível observar a validade deste juízo observando todos os peixes existentes. http://blog.cybershark.net/miguel/2009/01/27/logica-das-ciencias-sociais-de-karl-popper/