A primeira parte deste texto cuida do débito social da ciência. Nesta parte, o autor trata de questões mais gerais, onde sobressai a perspectiva da sociologia do conhecimento na demarcação científica, na vigência do argumento de autoridade, na busca da relativização da ciência, na ideia da antimetodologia como contrabalanço à preocupação exagerada e moralista do metodológico e na discussão em torno da neutralidade. Na segunda parte do texto, o autor destaca algumas abordagens, importantes da pesquisa atual nas Ciências Sociais, como o empirismo, o positivismo, a dialética, o funcionalismo, o sistemismo e o estruturalismo.
25 de dezembro de 2018
17 de novembro de 2018
Karl Popper - O realismo e o objectivo da ciência
Neste volume, Karl R. Popper formula e explica a sua teoria não-justificacionalista do conhecimento. A ciência — a ciência empírica —, tendo embora como objectivo a elaboração de teorias cabalmente explanatórias, não consegue no entanto provar, demonstrar ou justificar o facto de qualquer dessas teorias ser verdadeira. Tem pois de prosseguir a questionamento e a crítica de todas elas, independentemente da sua maior ou menor veracidade.
28 de julho de 2018
Howard S. Becker - Segredos e truques da Pesquisa *
Este livro foi escrito para ajudar as pessoas a compreenderem como se faz o trabalho cotidiano de pesquisa em ciências sociais, como lidar com os problemas que incomodam estudantes e jovens pesquisadores quando se ocupam de aprender um ofício profissional estranho: pensar sobre os dados que colhem, escolher os lugares onde vão colher seus dados e as pessoas que observam ou entrevistam. Situa-se, nesse sentido, na tradição norte-americana de pensamento pragmático. Não tem em mira um sistema abrangente de conceitos e ideias, e sim uma série de coisas a serem feitas para ajudar o trabalho a avançar.
23 de julho de 2018
Apresentacao Trabalhos Monograficos de Conclusao de Curso - Ed 10ª
Apresentação de trabalhos monográficos de conclusão de curso, obra que suscita grande interesse acadêmico.Esta nova edição incorpora as quatro últimas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicadas em 2011 e em 2012.
A monografia é um gênero de trabalho do qual o ensaio, a tese, a dissertação e o TCC são espécies que se caracterizam, de acordo com o grau a ser alcançado, pela atualização bibliográfica, pelo domínio do assunto, pela capacidade de pesquisa, de sistematização e de criatividade. Sugerem-se aqui, de forma sucinta, critérios para a apresentação de trabalhos monográficos de conclusão de curso.
Download
A monografia é um gênero de trabalho do qual o ensaio, a tese, a dissertação e o TCC são espécies que se caracterizam, de acordo com o grau a ser alcançado, pela atualização bibliográfica, pelo domínio do assunto, pela capacidade de pesquisa, de sistematização e de criatividade. Sugerem-se aqui, de forma sucinta, critérios para a apresentação de trabalhos monográficos de conclusão de curso.
Download
12 de julho de 2018
José Manuel Moran - Educação que desejamos - Novos desafios e como chegar lá *
As tecnologias evoluem em quatro direções fundamentais:
Download ou na Amazon
- do analógico para o digital (digitalização)
- do físico para o virtual (virtualização)
- do fixo para o móvel (mobilidade)
- do massivo para o individual (personalização).
27 de maio de 2018
Cleverson Bastos - Aprendendo a aprender - introdução à metodologia científica *
Toda e qualquer atividade a ser desenvolvida, seja teórica ou prática, requer procedimentos adequados. Justamente é o que a palavra método traduz. Assim sendo, também o estudo e o aproveitamento das atividades acadêmicas não dispensam um caminho adequado, qual seja, a organização, a disciplina, a dedicação corretamente orientada. Tudo isso facilita a atividade e obtém dela maior rendimento.
13 de maio de 2018
Karl Popper - O Mito do Contexto
Karl Popper é um autor obrigatório para todos que trabalham a questão da produção do conhecimento em ciências humanas. O Mito do Contexto reúne alguns dos mais importantes textos do debate sobre ciência e racionalidade produzidos por este considerado filósofo do século XX, que nos oferece aqui o seu próprio racionalismo crítico - a perspectiva com que analisa tanto a teoria do conhecimento como as atitudes relativas à vida, à moral e à democracia.
Download ou na Amazon
17 de março de 2018
Ronai Rocha – Quando Ninguém Educa - Questionando Paulo Freire
A
crise na educação brasileira é inegável. A baixa qualidade das aprendizagens, a
estagnação do desempenho escolar nos testes padronizados, a pouca relevância do
aumento dos anos de estudo na vida do aluno, a crescente evasão escolar em
todos os níveis, o aumento da distorção idade-série e tantos outros problemas
são evidências disso. Mas onde se localizam as raízes teóricas da atual crise
educacional que vivemos? Neste livro, o professor Ronai Rocha se dedica a
desvendar e a compreender o pensamento teórico dominante no cenário educacional
e pedagógico brasileiro. O autor realiza um movimento esclarecedor sobre as
raízes da reflexão sobre educação no país, que incidem até hoje na formação de
nossos professores. E mostra como uma maneira peculiar de ler Paulo Freire
afeta o ensino no Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)