Considerando a alfabetização um processo que deve ao mesmo tempo resgatar e recriar a experiência vivida pelo alfabetizando, Paulo Freire teoriza e pratica uma alfabetização crítica e libertadora que instrumentaliza a classe oprimida para que possa alcançar a reapropriação de sua história pela construção coletiva do conhecimento, reabilitando sua capacidade de intervir nas transformações de seu contexto social.
7 de janeiro de 2020
4 de janeiro de 2020
Paulo Freire - A impôrtancia do Ato de Ler
Este livro busca abordar a questão da leitura e da escrita encaradas por Paulo Freire sob o ângulo da luta política com a compreensão científica do tema. A obra pretende mostrar sua presença no desafio pelos direitos da alfabetização, pronunciados ao mundo sobre a importância do ato de ler.
Download
Na Amazon
2 de janeiro de 2020
Sergio Haddad - O Educador Um perfil de Paulo Freire
Este perfil biográfico de Paulo Freire traz sobriedade a um debate contaminado pela polarização ideológica, recuperando, além de aspectos pouco conhecidos do educador, a experiência exitosa de alfabetização em Angicos e detalhes da perseguição que sofreu dos militares. Depois vieram a prisão, o exílio, a fama internacional, as vivências na África, a volta ao Brasil após a anistia, a retomada da carreira acadêmica e a experiência como secretário de Educação em São Paulo. Com discrição e generosidade, Sérgio Haddad refaz o percurso de Paulo Freire sem aderir à disputa ideológica, revelando as muitas facetas de um intelectual complexo e decisivo para a cultura brasileira.
Assinar:
Postagens (Atom)