14 de outubro de 2010

Em busca dos referenciais teóricos da divulgação científica escolar - Marco Alvetti *

No trabalho de pesquisa de Alvetti (1999), foram levantados às possibilidades da inserção dos materiais de divulgação científica no ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio (EM). Decorrentes dessa pesquisa, várias questões descortinaram-se e dentre essas, uma será contemplada nesse trabalho: a investigação de uma metodologia que procure identificar a fundamentação teórica subjacente à relação educação e divulgação científica, na busca de estabelecer parâmetros mais estruturados para a devida transposição didática dos artigos de DC no ensino formal de ciências.O debate da relação educação e divulgação científica confunde-se com a própria história da popularização da ciência em nosso país e nessa direção, só para citar alguns exemplos, Gaspar (1993) em sua tese de doutoramento, levantou referenciais teórico da divulgação científica em museus e centros de ciências , Silva (2002) em sua dissertação, investigou a utilização de material impresso de DC em sala de aula, a tese de Sousa (2000 ) sobre a qualidade de materiais paradidáticos, em particular, da revista Ciência Hoje das Crianças e mais recentemente, Martins, Nascimento e Abreu ( 2004 ), abordam as relações entre discurso e texto num estudo de caso em sala de aula, utilizando material impresso de DC . Como se vê, essa é uma questão que vem sendo abordada há muito tempo e através de várias perspectivas.

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