Este artigo discute alguns dos impasses da História contemporânea, identificando alguns de seus limites como disciplina científica e ressaltando sua especificidade frente às demais ciências humanas. A partir da perspectiva do tempo cotidiano, discute conceitos como tempo histórico, estrutura e ação.
24 de outubro de 2011
19 de outubro de 2011
17 de outubro de 2011
Uma breve historia de PI - Christian Q. Pinedo
A existência de uma relação constante entre a circunferencia de um cırculo e o seu diâmetro era conhecido por muitas das civilizacoes antigas. Tanto os Babilˆonios como os Egıpcios sabiam que esta razão era maior que três.Entre os números celebres, PI é o mais celebre de todos, este numero aparece na matemática elementar e em todas as questões de medidas relativas a cırculos, esferas, cones e cilindros, etc. Na realidade, como numero irracional, PI é expresso por uma dizima infinita não periódica, que nos dias de hoje com a ajuda dos computadores j´a ´e poss´ıvel determinar com centenas de milhões de casa decimais.
13 de outubro de 2011
Milagres, a História e a Ciência: uma análise do argumento de Hume - Eduardo O. Chaves
Embora essa ação divina seja vista, principalmente por teólogos de tendências existencialistas, na dimensão existencial do curso normal e natural da história e também da natureza, por outros é vista primariamente nos portentos e prodígios que se crê que Deus tenha realizado como sinais para o seu povo. Porém esta é uma questão que não nos interessará diretamente neste trabalho. O problema de milagres tem ramificações epistemológicas de razoável interesse para a filosofia e ciência, e são estas ramificações que nos interessarão mais de perto em nossa análise do argumento de Hume.
Download
Assinar:
Postagens (Atom)